A história.
O prefácio.
A livraria Fonte de Letras nasceu em 2000 na pequena cidade de Montemor-o-Novo. Aí cresceu e durante 13 anos marcou o seu lugar na cena livreira do País.
Em Julho de 2013 abrimos um novo capítulo na nossa história: a Fonte de Letras mudou-se de prateleiras, livros e bagagem para Évora, a belíssima cidade Património Mundial da Humanidade, a Fonte de Letras mudou para que tudo fique como sempre foi.
Na badana.
É uma livraria generalista onde se encontram as novidades editoriais, mas onde se dá especial atenção a pequenas e raras editoras, livros de poesia, edições sobre o Alentejo e a melhor selecção de livros para crianças.
Tem uma programação cultural regular e um pequeno espaço para exposições de artes plásticas. Um espaço onde também se pode beber um café biológico Balzac, um chá earl grey Virginia Woolf e saborear o literário biscoito Jane Austen Ring. A Fonte de Letras surpreende ainda quem a visita com vários artigos para amantes da literatura.
Com o lápis atrás da orelha.
Helena Girão Santos, formada em Psicologia, trabalhou durante 12 anos como redactora publicitária em Lisboa. Foi também colaboradora de algumas revistas de referência, como a Grande Reportagem ou o suplemento DNA do Diário de Notícias, escrevendo artigos de viagens.
No ano 2000 abriu com uma amiga a livraria Fonte de Letras em Montemor-o-Novo, cidade onde tinha raízes familiares.
Rapidamente descobriu que estar atrás do balcão de uma livraria tem tanto de psicólogo como de publicitário, mas também de *barman * (avaliar personalidades, influenciar decisões e saber escutar com paciência). Para além do tal amor aos livros.
Navega entre as páginas dos livros, mas sente muito a falta do mar.